Inspiração : Hussardos Alados Poloneses


16

Hussardo do francês: hussard, refere-se à classe de cavalaria ligeira, de origem sérvia e croata, mas subseqüentemente via Hungria e imitada por vários países da Europa, que teve grande influência na estratégia militar dos séculos XVIII e XIX. Hoje, por razões tradicionais, algumas unidades militares ainda têm ‘hussardo’ como parte de seu título.

hussararmour06back

Os hussardos poloneses, em contraste com os hussardos sérvios, croatas e húngaros, se tornaram a cavalaria com armaduras pesadas durante a segunda metade do século XVI. Sua origem é os mercenários hussardos sérvios que serviram ao exército polonês a partir do final do século XV. Os hussardos alados poloneses não eram muito conhecidos na Europa Ocidental. Somente após a Batalha de Viena em 1683 e principalmente após os famosos filmes poloneses baseados nos romances de Henryk Sienkiewicz: Ogniem i Mieczem (Sangue e Fogo, 1884), Potop (O Dilúvio, 1886) e Pan Wolodyjowski (O Senhor de Wolodyjowski, 1887—1888), que descrevem as lutas polonesas do século XVII contra os povos cossacos, turcos, tártaros e suecos, foi que ganharam destaque no restante dos países.


illustrator-mariusz-kozik-1-728

As asas em suas armaduras serviam como forma de intimidar o inimigo. Alguns deles possuíam penas de metal que faziam muito barulho durante a cavalgada, aumentando a ansiedade do oponente para a ataque iminente. A imagem de cavaleiros alados vindo em sua direção como se Deus tivesse liberado suas hostes celestes sobre os homens era o suficiente para apavorar até o mais valente dos guerreiros.
15887_10205485900898513_6843215875503527433_n

Inicialmente as primeiras unidades de hussardos na União polaco-lituana foram formadas pelo parlamento polonês em 1503, que contrataram três unidades de mercenários sérvios. Existem porém, referências nos registros do Tesouro polonês de que a contratação de hussardos sérvios ocorreu a partir de 1500, e é bem provável que eles já servissem no exército polonês anteriormente a esta data. Logo o recrutamento também começou entre os cidadãos poloneses e lituanos. Sendo mais ágeis que os lanceiros em armaduras anteriormente empregados, os hussardos se mostraram de vital importância nas esplêndidas vitórias polonesas em Orsza (1514) e Obertyn (1531). No reinado de Stefan Batory foram substituídos pelos lanceiros do estilo medieval no exército polonês e formaram a parte principal da cavalaria polonesa.

Fontes: Wiki

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s